Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente, descansará. Sl. 91,1

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Contrariando as histórias

Projeto “Contrariando as histórias”

Objetivo Geral:
Conhecer os contos maravilhosos de acordo com as características do gênero e as condições da situação de produção.

Objetivos específicos:
·        Desenvolver o gosto pela leitura e produção textual;
·        Observar a estrutura dos contos maravilhosos;
·        Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
·        Desenvolver a habilidade de escrever textos;
·        Produzir e recriar contos invertendo as características dos personagens principais.

Procedimentos metodológicos:
 1º momento
Levar para a sala de aula diversos livros de contos de fadas; contos maravilhosos, lendas brasileiras, fábulas e contos clássicos de autores variados como Irmãos Grimm, Andersen, Monteiro Lobato, La Fontaine etc.
2º momento
Pedir aos alunos que leiam vários contos e exponham, em forma de seminário, os contos que mais gostaram e por que.
3º momento
Assistir ao filme “Crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”.
4º momento
Fazer uma discussão sobre o filme comparando-o aos contos lidos.
5º momento
Visitar os sítios abaixo para conhecer as características dos contos, o pensamento de autores sobre os contos de fadas, escolher um conto bastante conhecido, inverter os papeis das personagens e recriar a história ao contrário:

6º momento
Depois de escrito e compartilhado, os textos serão digitados e publicados no site:

Público alvo:
O projeto pode ser desenvolvido com os alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental.

Cronograma:

O projeto será realizado no període de julho a outubro de 2011, com os alunos da EMEF Bárbara Heliodora, localizada na 4ª linha, Gleba G, área rural.
Avaliação:
A avaliação será contínua de acordo com o desenvolvimento do projeto e a participação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, então comente.
Obrigada.